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Processo de Implementação de CRM: um plano de seis passos para o sucesso

A implementação bem-sucedida de um CRM é uma das tarefas mais desafiadoras que as empresas modernas enfrentam.

Encontrar e implementar um CRM que forneça às pessoas da organização as informações de que precisam no momento certo é complicado. Os desafios na implementação de CRM são significativos e a maioria das organizações não inicia o processo com planejamento suficiente.

Então, o que compõe uma implementação de CRM bem-sucedida?

A má notícia é que os desafios na implementação de CRM são muitos e cada organização é diferente.

A boa notícia é que existem princípios testados e práticas recomendadas de implementação de CRM que, se seguidos, devem ajudá-lo a evitar problemas catastróficos. E nós cobrimos todos eles neste guia completo sobre implementação de CRM! Agora, vamos ao processo de planejamento de CRM e torne sua implementação um sucesso.

 

Neste guia, abordaremos:

  1. Formar uma equipe de implementação de CRM
  2. Criar um plano de gestão de mudanças
  3. Prever um orçamento de implementação de CRM
  4. Lançar seu novo sistema – migrando dados
  5. Colocando em operação e como planejar para isso
  6. Avaliar o sucesso do seu projeto de implementação de CRM

 

 

Monte uma equipe de implementação de CRM

Em um nível básico, você deve incluir:

  • Gerente de projeto
  • Analista de aplicação
  • Desenvolvedor de aplicação
  • Engenheiro de teste QA
  • Representantes de todos os principais grupos de usuários

Além disso, é vital considerar o papel estratégico de cada membro em seu projeto de implementação de CRM. De forma geral, você precisa de defensores, especialistas e trabalhadores dedicados para ter uma equipe de implementação bem-sucedida.

Os defensores geralmente são sêniores na organização e podem explicar por que a mudança está ocorrendo. Sempre haverá resistência, então esses defensores devem ser capazes de vender a ideia para a força de trabalho.

Se você não conquistar seus principais grupos de usuários, as coisas podem complicar. Já vimos situações em que equipes sabotaram um processo de implementação de CRM, sendo deliberadamente obstrutivas. Se o processo seguir esse caminho, pode ser fatal. Os defensores são, portanto, essenciais como primeiro passo para convencer as pessoas na organização de que o novo CRM melhorará suas vidas.

 

Crie um plano de gestão de mudanças

Um plano de gestão de mudanças deve fundamentar o processo de implementação do novo software. Esse processo será diferente para cada organização, mas algumas etapas comprovadas ajudam a facilitar a transição:

  • Avalie as forças e fraquezas da sua equipe de implementação de CRM.
  • Planeje como você administrará a mudança causada pela implementação do CRM.

 

Preveja um orçamento de implementação de CRM

Os custos de errar podem ser muito altos. De pagar muito pelo software até horas de trabalho perdidas.

 

Comece a implementação do seu CRM

Esta é a parte “mais assustadora” da implementação de CRM!

 

Planeje e inicie a operação do seu CRM

Os períodos de colocação em operação são resultado de um ótimo treinamento e migração.

 

Avalie o sucesso da sua implementação de CRM

Você precisa criar um painel que destaque os principais dados, tenha metas e monitore constantemente esses dados.

Boa sorte na implementação do CRM! Lembre-se: é um trabalho árduo, mas valerá a pena. E, se você precisar de uma ajuda especializada, a Audatia está aqui para oferecer serviços de implantação de CRM e indicações de softwares. Fale conosco!

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