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PROFISSIONAIS LIBERAIS

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Marketing Industrial: como iniciar a estratégia para sua indústria

marketing industrial

O Marketing Industrial diferencia-se de outras formas de marketing porque envolve uma compreensão profunda dos desafios e requisitos de negócios do cliente final.

Combinar desafios e requisitos com os benefícios do seu produto é a chave para o sucesso. Isso posicionará os seus produtos de uma maneira muito diferente dos produtos de seus concorrentes.

 

 

 

Porque sua indústria deve investir em Marketing

Quando o seu Marketing Industrial funciona, sua marca ganhará ressonância.

Seu posicionamento será percebido e seu público-alvo ficará ciente. Seus clientes se transformarão para se tornarem seus “defensores da marca”, e os resultados financeiros serão simplesmente o resultado de sua estratégia de marketing e atividades executadas.

Você não precisa apenas de produtos de qualidade, mas também garantir que os benefícios oferecidos sejam realmente percebidos e valorizados por seus clientes.

Em primeiro lugar, seus clientes devem reconhecer que sua marca, produto e serviços cumprem o prometido, e que você resolve problemas e cria oportunidades para eles. “Vale a pena falar sobre” significa que você é lembrado. Você é observado; aparece em conversas; é relevante e possivelmente confiável.

Qualquer empresa sabe que clientes leais e estratégicos são realmente os melhores clientes, ainda mais em mercados industriais.

Eles comprarão continuamente de você e o melhor: podem lhe envolver em novos projetos e apresentá-lo às empresas parceiras e colegas de profissão.

 

 

 

Como iniciar a jornada da sua indústria

O marketing industrial eficaz começa com uma compreensão clara da base de clientes de um nicho.

Por meio de uma combinação de pesquisas e entrevistas, os fabricantes industriais podem criar representações de seu público-alvo – também conhecidas como público comprador – e usar isso como base para ter conversas significativas com clientes em potencial e clientes existentes.

A partir daí, a próxima etapa é tecer esses dados em um plano de marketing estratégico e integrado.

Guiados por iniciativas de negócios importantes, as empresas podem usar uma combinação de marketing de conteúdo e geração de leads voltadas para o crescimento para se conectar com seu público e alcançar seus objetivos.

Com uma base sólida e os indicadores de performance definidos, as empresas podem medir o sucesso de suas campanhas de marketing e identificar oportunidades de crescimento futuro.

 

 

 

Defina e comunique seu posicionamento

Se você seguir as premissas acima, seu marketing pode e vai funcionar.

Considere ainda que sua estratégia de marketing e execução precisam ser direcionadas, diferentes e vinculadas à sua visão.

Ser direcionada significa que o foco é estreito e não amplo, a segmentação é específica e o valor a ser entregue é nicho.

Diferente significa que seu marketing é distinto. Sua marca é facilmente identificada e compreendida, e você é considerado valioso para seus clientes.

E vinculado à sua visão significa que você permanece fiel à sua marca, sua promessa e valores.

Sua estratégia de marketing industrial precisa contar histórias e construir relacionamentos com o cliente.

Ela não precisa impulsionar seus produtos. Deve envolver e atrair os clientes – para aprender mais, compreender e depois experimentar.

 

 

 

Crie uma proposta de valor clara

O valor precisa ser articulado para criar mensagens de marketing que atrairão seus segmentos de mercado-alvo. Isso vai chamar a atenção deles. E ajudá-los a se envolver com eles de uma forma memorável.

Identifique e trabalhe os benefícios que são mais importantes para os clientes que comprarão seus produtos ou usarão seus serviços.

Alguns exemplos para produtos industriais:

– Produtos que têm alta qualidade geram redução de risco;

– Serviços que não geram retrabalho ou tempo de inatividade são mais funcionais;

– Produtos que têm disponibilidade de suporte aumentam a percepção de garantia;

– Prazos de entrega claros e cumpridos geram uma reputação de não-atrasos.

 

 

marketing industria
Inclua sempre informações sobre suporte técnico, atendimento ao cliente, entrega e disponibilidade. Isso cria diferenciação e posicionará seus produtos como líderes em suas categorias.

 

 

 

Conquiste sua visibilidade e passe a ser encontrado pelos clientes da sua indústria

Você precisa ser encontrável e ir aonde seus clientes estão. Comercialize seus produtos usando meios que atrairão esses clientes.

Hoje, existem centenas de opções de marketing porque os compradores atuam em dezenas de canais de marketing em potencial.

Você não pode escolher uma forma única de alcançar seu público e não pode escolher todas ao mesmo tempo.

Você precisa tomar decisões estratégicas sobre como, quando e onde se envolver para alcançar seus objetivos e maximizar os resultados.

Esta é a essência do marketing integrado: escolher o mix certo e otimizá-lo para que todos os canais apresentem mensagens consistentes, sejam gerenciados para trabalhar juntos e direcionados para um objetivo único.

No mundo industrial, isso é particularmente importante porque os ciclos de vendas são longos e os clientes em potencial usam até seis canais de engajamento diferentes (por exemplo, e-mail, pesquisa, redes sociais) antes de converter, de acordo com alguns estudos.

A eficácia do marketing industrial, em outras palavras, não será determinada por nenhum canal individual, mas sim por quão bem você os usa juntos.

Na Audatia somos bem direcionados ao marketing integrado e eficaz, com seus profissionais tendo conduzido diversas marcas para o mundo do marketing online desde 2013.

Integramos estrategicamente serviços de marketing industrial para criar soluções significativas para os desafios de marketing que nossos clientes enfrentam, incluindo:

– Desenvolvimento da visibilidade de marcas

– Ampliação de audiência com geração de tráfego

– Geração de leads qualificados

– Integração de estratégias e sistemas para crescimento de performance

Para reunir seus esforços de forma eficiente e conhecer o poder que o marketing digital pode trazer para sua indústria, entre em contato conosco hoje mesmo.

 

 

 

Desenvolva a fidelidade de seus clientes

Clima econômico, tendências do setor, mudanças tecnológicas, obsolescência de componentes eletrônicos e alterações cambiais bruscas são alguns fatores externos que provocam a perda de clientes fiéis.

Mas existem fatores internos sob nosso controle e que podem ser trabalhados para provocar um nível cada vez maior de fidelidade.

Aqui vão três dicas da Audatia de como reter clientes por mais tempo através da expansão da marca da sua indústria:

 

Mantenha em seu portfólio apenas produtos e serviços excepcionais

Compradores industriais exigem consistência, confiabilidade e capacidade de resposta dos seus fornecedores, resultando em um ambiente com altas expectativas no que diz respeito ao fornecimento de produtos e serviços.

Por outro lado, basta uma experiência ruim e você perderá negócios muito rapidamente.

Cada interação que um cliente tem com sua empresa deve fazer com que ele confie em você e o escolha novamente.

Isso significa ser consistente com padrões de qualidade do produto, manter as certificações do seu setor, ter uma logística confiável e, o mais importante, ser responsivo às preocupações de seus clientes, isto o tornará excepcional em seu mercado.

 

Recompense a lealdade de seus clientes

Clientes buscam manter-se cada vez mais informados e exigem que produtos, serviços, experiências e atendimentos tenham altos níveis de qualidade.

E mesmo com produtos e serviços excepcionais, fornecedores precisam dar a seus clientes incentivos para continuar a escolhê-los em vez da concorrência.

Se seus clientes não tiverem a percepção que estão obtendo o melhor valor fazendo negócios com você, eles se abrirão para testes com a oferta de um concorrente.

Lembre constantemente seus clientes de seu valor, ou seja, ajude-os a criar lealdade através de uma abordagem pessoal para fazer negócios. Transformar uma venda em uma interação memorável é a chave.

 

Privilegie o marketing industrial inteligente

Um bom marketing trabalhará para você o ajudando a manter clientes, enquanto um marketing ruim ou nenhum marketing provocará a perda de clientes.

Certifique-se de ter um conhecimento profundo das necessidades, motivações e desafios do seu cliente.

Segmentação é um dos princípios para que você possa agrupar seus clientes em diferentes grupos para posicionar seus produtos e serviços corretamente.

Da mesma forma, ferramentas de comunicação como websites, catálogos, datasheets, planilhas, estudos de caso e boletins técnicos fornecidos devem ser fáceis de encontrar e utilizar.

Viver algum atrito com o cliente é normal. Lembre-se sempre de que é muito mais econômico e lucrativo manter os clientes existentes do que atrair novos.

Construir a fidelidade do cliente não é impossível. É preciso tempo e um marketing inteligente, mas, no final, a recompensa vale a pena.

 

 

 

Checklist de um plano de marketing industrial

Objetivos e foco de esforço

O que você deseja que sua campanha de marketing alcance? Alguns exemplos de resposta são geração de leads, conversão de leads em venda, venda incrementada, venda cruzada, venda recorrente, fidelidade e retenção etc.

 

Estratégia e Táticas

Defina sua estratégia e táticas com base em KPIs e métricas – como será o sucesso e como você o medirá? Taxas de cliques em e-mails, taxas e números de conversão de metas do site, leads qualificados gerados, compartilhamento em redes sociais, taxas de conversão de lead para venda ou custo por aquisição (CPA).

 

Avance com campanhas que já são sólidas

Metas de receita de vendas, crescimento de participação de mercado, melhoria de margem. É aí que você precisa pensar sobre envio de e-mail marketing, automação de marketing para otimização de tempo, qualidade das páginas de destino de campanha, seu site, seu blog e marketing de conteúdo.

 

Marketing por email

Como você usará a segmentação e o conteúdo direcionado para garantir uma mensagem relevante? Como você usará a automação para entregar a mensagem certa no momento certo? Você fará isso com base em um comportamento, perfil ou estágio do destinatário no ciclo de vida do cliente potencial / cliente?

 

Páginas de destino de campanhas

Qual a função das páginas de destino de campanha? Site – Qual a função do site? Que táticas de otimização de taxa de conversão você vai implantar? Como será o teste A / B ser usado? Com que frequência e profundidade de entrega de conteúdo para o blog você se comprometerá?

 

Presença em Rede Socias

Quais são as principais comunidades de rede social que seus clientes, clientes em potencial e influenciadores usam e estão engajados? O que em marketing de conteúdo você criará ou curará para impulsionar o engajamento nas redes?

 

Comunicação da sua marca

Quais são as mensagens principais de sua marca? Qual é a história da sua marca? Quais são as suas novas ideias, inovações ou ofertas? Existe uma chamada à ação?

 

Recursos de medição eficientes

Como você integrará a equipe de vendas? Como você medirá e relatará o sucesso em relação aos seus objetivos estratégicos e táticos? Qual será a aparência de seu painel de relatórios e quais métricas específicas serão seus KPIs críticos?

 

 

 

Utilizando técnicas criativas

Como falamos anteriormente, uma ideia disruptiva que irá perturbar o status quo colocará sua campanha em chamas em mercados que são resistentes à mudança.

Os profissionais da Audatia são criativos e pensam fora da caixa para incentivar seu público comprador a prestar atenção nas mensagens da sua campanha.

Listamos a seguir algumas técnicas criativas e analíticas que usamos para conseguir isso para nossos clientes industriais:

– Mapa mental – escrevemos a tarefa ou problema que você está tentando resolver no meio de nossa folha de ideias e, em seguida, expandimos esse problema cercando-o de termos que descrevem melhor o que você precisa;

– Análise SWOT – exame dos fatores internos e externos à empresa, marca, produto ou serviço. Usamos isso para análise, estruturação e organização das ideias.

– Storyboarding – uma história visual para explorar o problema em questão como uma narrativa, sua equipe será capaz de ver como as ideias interagem e conectam-se para formar uma solução.

 

 

 

Conte com a expertise da Audatia para construir suas campanhas

Somos especializados em marketing para empresas industriais. Nós o ajudaremos a desenvolver e comunicar sua promessa aos clientes de capturar valor.

Tudo começa com uma busca profunda, gerando uma ideia notável, apoiando-a com uma execução impecável e apoiando-a com mensagens destacadas. É isso que definimos como um excelente marketing industrial.

Fazer as coisas de maneira diferente é difícil e exige compromisso e trabalho árduo.

A Audatia pode ajudá-lo a estabelecer a base para projetar uma campanha de marketing industrial disruptiva e eficaz envolvendo a importância da experiência do cliente, definições de estratégia e tática, criatividade, testes e mensuração.

 

 

 

Passo-a-passo de como a Audatia implanta campanhas de marketing industrial

Identificamos o seu público comprador

Quem está envolvido no processo de compra na empresa de seu público-alvo? Engenheiros procurando especificações? Departamentos de compras em busca cotações melhores? Proprietários de empresas que buscam parcerias de longo prazo?

 

Conhecemos as necessidades do público comprador

Que problemas eles estão tentando resolver? Quais desafios eles estão tentando superar? Que soluções eles acham que precisam? De quais soluções eles realmente precisam?

 

Mapeamos aonde eles vão para buscar respostas para suas perguntas e soluções

– Mecanismos de busca como Google e Bing? Fóruns ou influenciadores em Redes Sociais? Vídeos no YouTube? Ou recursos do setor industrial?

 

Descobrimos o que especificamente eles estão querendo saber

Quais palavras-chave eles usam em suas pesquisas? Eles estão pesquisando por produto? Por serviço, problema ou solução? Nossas ferramentas contratadas oferecem dados reais coletados por fontes confiáveis para validar ou negar o que você suspeita ser verdade.

 

Respondemos perguntas, resolvemos problemas e geramos percepção de valor

Não há lugar melhor do que o seu próprio website para responder a perguntas comuns e fornecer e indicar soluções para esses problemas por meio de conteúdo escrito, visual ou assistível. O conteúdo educacional realmente ajuda o seu público comprador e estabelece confiança de uma forma que a linguagem do marketing promocional raramente o fará.

 

Persuadimos seu visitante a realizar uma ação de geração de leads

Inicialmente o visitante do seu site é uma pessoa anônima. Sem um rosto, nome, telefone, WhatsApp ou endereço de e-mail. Você precisa garantir uma conversa real antes que o visitante anônimo saia e nunca mais volte.

Ofertar conteúdo educacional por trás de um formulário permite que você troque algo de valor pelas informações de contato do seu cliente potencial.

 

 

 

Audatia é especializada em marketing para indústrias

Formada por profissionais com anos de experiência prática em marketing industrial, nossa equipe encurta curvas de aprendizado.

Nossos clientes recebem estratégias de marketing digital simplificadas com foco em reduzir os ciclos de vendas e aumentar a receita.

É hora de apresentar sua indústria como uma autoridade em seu setor, através de um marketing de conteúdo que estabelece as marcas como líderes e colabora com os esforços de equipes de vendas.

 

 

 

Entre em contato ainda hoje

Alcançar o sucesso no marketing não é fácil, contudo, o crescimento da sua marca impulsiona não apenas o desempenho dos negócios, mas contribui para sua própria sobrevivência.

Adoramos trabalhar com empreendedores, gerentes e equipes de marketing e vendas de empresas industriais que desejam que seu marketing seja um sucesso.

Trabalhamos próximos e continuamente para nos tornarmos uma extensão do seu negócio, agregando valor e otimizando o retorno sobre o seu investimento em marketing.

Conte com a Audatia na construção do posicionamento de sua marca para ajudar suas equipes, clientes e principais interessados em todos os níveis a entender que mudanças estão por vir, o que estão buscando e por quê.

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