Com o avanço dos recursos dos softwares de CRM, sua complexidade e necessidade aumentaram consideravelmente. Quase metade das campanhas de implantação de CRM sofre devido à falta de preparação adequada e à incompatibilidade de objetivos entre os stakeholders internos.
Uma estratégia de implantação de CRM bem concebida engloba a definição de metas, pesquisa, estratégia, desenvolvimento e futuro. Este artigo é destinado a proprietários de pequenas empresas que desejam garantir que estão tomando as medidas certas ao implementar um novo sistema de CRM. E, se precisar de uma ajuda especializada, a Audatia está aqui para auxiliar em todos os passos da sua jornada de implantação.
O software de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) evoluiu de uma ferramenta que auxiliava as equipes de vendas a armazenar dados de clientes para um centro multifacetado que impulsiona a suíte tecnológica de uma empresa inteira.
Ele pode agregar um imenso valor à sua empresa, mas o quão bem você o integra aos seus processos pré-existentes determinará sua eficácia. As melhores práticas de implementação incluem foco em metas estabelecidas, uma equipe dedicada liderando a implementação e oportunidades de treinamento para ajudar os funcionários a entenderem como usar o software quando ele for lançado.
Como Implementar um Sistema de CRM
Uma plataforma de CRM é uma revisão abrangente do sistema, e a escala e detalhe de sua implementação devem corresponder ao seu alcance pretendido. Estes seis conceitos-chave esclarecem o investimento necessário e as estratégias que as empresas podem seguir para um processo de implantação de CRM bem-sucedido:
- Defina metas realistas e acionáveis.
- Tenha uma visão clara e simples para o seu CRM relacionada às funções essenciais de negócios. Liste seus objetivos macro, escreva sua visão geral do impacto do CRM e identifique quais recursos e ferramentas do CRM ajudarão a alcançá-los.
- Pesquise para encontrar a solução de CRM certa.
- Como o software de negócios de crescimento mais rápido, o CRM oferece um vasto campo de opções. No entanto, se você estiver em dúvida sobre qual solução escolher, a Audatia pode orientá-lo, garantindo uma seleção que atenda às necessidades específicas da sua empresa.
- Selecione uma equipe de CRM, com campeões de departamento.
- Após selecionar a plataforma de CRM que mais se alinha com a visão da sua empresa, você pode mobilizar a equipe de criação.
- Preveja os custos e benefícios.
- Trabalhe com suas equipes para prever os efeitos específicos que o CRM terá em seu negócio durante o processo de implementação e nos meses subsequentes.
- Migre e integre dados.
- A limpeza e migração de seus dados para a nova plataforma de CRM será a etapa mais longa da implementação.
- Treine a equipe e teste o sistema.
- Uma vez que a plataforma CRM está operacional, confie em seus campeões para liderar as iniciativas de treinamento com a equipe geral.
Importância da Implementação de CRM
Um novo sistema de CRM reformulará muitos processos estabelecidos para sua equipe. Uma equipe despreparada será menos produtiva. Quanto mais segmentos do seu negócio o CRM tocar, mais extensa será a estratégia de implementação que você precisará. A instalação de um sistema de CRM sem uma estratégia detalhada pode causar confusão, dados corrompidos, equipe insatisfeita e redução da produtividade.
Quanto tempo leva a implantação do CRM?
A linha do tempo para a implementação de um novo sistema CRM depende do tamanho do negócio e de seus diversos departamentos. No entanto, a maioria das pequenas empresas pode esperar que a implementação dure de um a três meses.
Erros Comuns na Implementação de CRM a Evitar
- Fazer demais muito cedo.
- Perder o apoio da equipe.
- Esquecer o propósito de um CRM.
Conclusão
Seguir este plano de seis etapas, focado em metas realistas e dados acionáveis, é a chave para lançar com sucesso seu software de CRM com a total adesão da sua equipe. E lembre-se, sempre que precisar de orientação ou serviços especializados em CRM, a Audatia está aqui para ajudar a garantir que sua implantação seja um sucesso!